Quais são as principais características do profissional de marketing?
De Redação Infojobs Com a grande responsabilidade de construir toda estratégia de imagem corporativa, o profissional de Marketing também é o responsável por desenvolver uma comunicação eficiente entre os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa e o seu público de interesse.
Mas antes, é necessário ter um conhecimento amplo na área, passando pelas antigas e novas técnicas de marketing, ferramentas ideais para a construção de boas pesquisas de consumo e também ao desenvolvimento de novas propostas e sugestões inovadoras e eficazes.
Para você que quer fazer parte dessa área, além de ter o total conhecimento da parte técnica e teórica, nós selecionamos pontos centrais dessa profissão que partem do seu autodesenvolvimento. Confira:
Ser criativo e inovador:
Ter uma visão ampliada de diversas situações e desenvolver ( e até mesmo trabalhar) novas perspectivas, podendo até mudar as visões anteriores com alterações positivas para o processo em que está inserido, é uma forma de ser criativo e inovador. O sentido dessas características está ligado ao fato de que esse profissional precisa ter pensamentos que fogem do senso comum, que estão “fora da caixinha”.
Ter persuasão ao se comunicar:
Por lidar com a formação de imagem e comunicação corporativa, dos serviços e produtos oferecidos por ela, é imprescindível que saiba de comunicar de acordo com o seu público-alvo, compreendendo o que é relevante e interessante a eles relacionando sempre com o objetivo que a empresa quer atingir.
Ser antenado:
Ler bastante sobre marketing e analisar trabalhos da área são de extrema importância, pois servem como medidores de novas tendências de mercado e também como material de estudo para futuros projetos e propostas. Como se trata de uma profissão que está em constante atualização, é fundamental ficar de olho no surgimento de novas mídias, ferramentas e técnicas, além das possibilidades de implementá-las no seu dia a dia no trabalho.
Ter um bom networking:
Uma boa rede de contatos faz toda a diferença na prospecção de novas parcerias. Por participar de muitos eventos e feiras de negócios, o profissional de marketing tem a possibilidade de potencializar o seu networking com facilidade. Para estabelecer de fato relações com os seus contatos, não basta apena as troca de cartões, é necessário que compartilhem situações em comum, casos e vivências bem sucedidas.
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