Sobre Espetio
Em meados anos 90, um guri de 16 anos cavalgava por dias, sólito no más pelos pampas gaúchos, e em umas de suas paradas, resolveu fazer um churrasco, na sua mala de garupa havia apenas um pedacinho de carne e outro de queijo. E se perguntou E agora vivente
O guri resolveu usar criatividade, e como todo bom gaúcho, não se afroxou, cortou o queijo em cubos, cortou a carne em finas tiras e enrolou ela no queijo, depois de espetar em pequenos gravetos que por ali encontrou, o guri colocou na brasa e por alguns minutos, tinha acabado de fazer um baita churrasquinho.
Na mesma hora, passou um vivente por ali e perguntou
Tchê, o que tu ta assando aí O Guri respondeu Esse aqui é o 1 churrasquinho dos pampas Como todo bom Gaúcho e hospitaleiro, o Guri pegou um espetinho e deu para o vivente.
Bah Que baita churrasquinho guri Me conta aí tua receita
Mas bem capaz Guardou sua receita e seguiu seu caminho.
Passou alguns anos até que um dua em Santa Maria da Boca do Monte o guri lembrou da sua cavalgada dos pampas e principalmente sua receita e resolveu abrir uma carrocinha de churrasquinho. Mal sabia ele que a partir daquele momento ele começava mais uma longa cavalgada, talvez a maior de sua vida.
Em meio a tantas coisas boas e ruins que passou em sua nova cavalgada a melhor coisa é saber que aquela carrocinha de beira da estrada que fez tanto sucesso com variados espetinhos está recebendo nesse momento, tu vivente. Sim, a pequena carrocinha virou tudo nisso que está na sua volta, o sonho do guri, virou realidade.
E não para por aí, parece que o Guri quer desbravar todo o RS e até mesmo o Brasil. Tchê, que guri danado
Seja muito bem vindo no Espetio hoje e sempre, um lugar buenacho como deve ser. Um lugar que honra as tradições gaúchas, que tem orgulho na nossa terra e de nossa história.
Viva o RS.