O analista de sourcing coleta, avalia e analisa informações dos serviços e produtos que serão prospectados, fornecendo a direção apropriada para a empresa e seus clientes. Esta posição requer muita atenção às necessidades do cliente, excelente avaliação e habilidades analíticas para coordenar todos os dados coletados.
Excelência em comunicação e organização, incluindo reuniões com a equipe de desenvolvimento de negócios, a equipe SQE/SDE e comunicação eficaz com fornecedores para atender à solicitação e satisfação do cliente.
Deveres e responsabilidades
Entender as necessidades do cliente e avaliar se as informações transferidas da equipe de desenvolvimento de negócios ou diretamente do cliente são suficientes para realizar o sourcing;
Identificar os principais fabricantes na China e outros países, principalmente na Ásia, para os produtos solicitados;
Oferecer não apenas o produto que o cliente está solicitando, mas também outros que possam se adequar ao seu portfólio;
Criar um banco de dados de fornecedores, Inserir informações de fornecedores potenciais e suas apresentações e catálogos no SMS (Simerx Management System) para produtos, componentes e matérias-primas para sourcing futuro;
Participar de feiras para prospectar novos fornecedores e produtos;
Buscar novos fornecedores por meio do banco de dados da empresa (SMS), catálogos, sites de sourcing, recomendação de outros fornecedores, banco de dados de exposições internacionais, etc
Preencher o RFQ (Request for Quotation) corretamente com todas as informações necessárias para que o cliente possa estimar os custos de importação e, para filtrar os fornecedores antes de visitá-los ou auditá-los;
Solicitar e analisar Desenhos, Especificações de Produto do fornecedor potencial (Ex.: Testes, certificados, folha de dados, etc); Solicitar suporte do EQF/EDF (Engenheiro de Qualidade/Desenvolvimento de Fornecedores) se necessário!
Avaliar cuidadosamente os fornecedores potenciais caso não sejam fabricantes, pois devemos ter acesso direto às fábricas! Tradings devem ser desconsideradas caso não derem acesso às fábricas!
Preparar planilhas de comparação de Preço e Perfil com no mínimo 3 cotações (PCS);
Monitorar o feedback do cliente para revisão ou arquivamento do RFQ;
Agendar reuniões online com os principais fornecedores para negociar as condições comerciais dos projetos atuais e desenvolver o relacionamento; sempre emitir relatórios de reunião posteriormente;
Entender como calcular o preço FOB de fornecedores que não possuem licença de exportação na China;
Solicitar a fatura pró-forma para amostras e revisar a fatura pró-forma dos fornecedores, se solicitado pela Logística;
Ajudar a organizar todas as informações junto com o colega da engenharia (EDF/EQF) (desenhos, especificações do produto, artes de embalagem) sobre cada processo antes da inspeção;
Número de vagas: 1
Tipo de contrato e Jornada: Efetivo – CLT - Período Integral
Área Profissional: Analista em Comércio Exterior, Importação, Exportação - Comércio Exterior, Trader
Exigências
Escolaridade Mínima: Ensino Superior
Inglês (Avançado), Português (Avançado)
Valorizado
Experiência desejada: Entre 1 e 3 anos
Aplicações de Escritório: Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, Microsoft Excel, Microsoft Outlook
Benefícios
Assistência médica
Assistência odontológica
Auxílio combustível
Auxílio Educação
Seguro de Vida
Vale-alimentação
Vale-refeição
Denunciar Vaga