O que você faz? Quais são as áreas que estão sob a sua responsabilidade?
O Gerente de Compras é o profissional responsável por gerenciar o setor de compras, efetuar contato com fornecedores e clientes.
Um Gerente de Compras apresenta propostas, assegurar o cumprimento dos prazos, verificar a demanda das áreas para efetuar os processos de compras.
Está sob as responsabilidades de um Gerente de Compras atuar com planejamento, gestão e controle de todos os processos de compras, realizar o desenvolvimento e homologação de novos fornecedores de forma a obter melhores preços, condições de pagamento e prazos de entrega, fazer a gestão do cadastro de fornecedores, realização de visitas técnicas e resolução de conflitos, fazer a criação e programação de indicadores de desempenho do departamento de compras, acompanhar as grandes tendências no mercado de fornecimento, fazer a gestão de equipe de compradores, planejar, dirigir e controlar as compras de materiais e equipamentos, de acordo com as políticas e necessidades da empresa, orientar e participar no desenvolvimento de novos fornecedores e das elaborações de forma a obter melhores preços, condições de pagamento e prazo de entrega, supervisionar a elaboração e manutenção de cadastro de fornecedores, atuar com gestão de equipe, sendo responsável, pela análise e definição do mix de produto, margem e giro, atuar com negociação de preços com os fornecedores, prazo de entrega e formas pagamento e gestão de estoque, gerenciar vendas e análise de relatórios, de giro de produto para a tomada de ações especificas, atuar com manutenção e acompanhamento da carteira de pedidos incluindo follow-up de entrega de pedidos, com acompanhamento de desempenho , analisando os indicadores específicos, ajustando o planejamento de compras e as necessidades das lojas, empresas ou comércios promovendo estratégias comerciais para o aumento das vendas.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Compras além da graduação é essencial que possua conhecimento em pacote Office e perfil com facilidade em relacionamento interpessoal, dinamismo e capacidade de negociação.
Com que áreas se relaciona, dentro de uma empresa?
O Gerente de Compras por ser o profissional responsável por planejar, dirigir e controlar as compras de materiais e equipamentos, de acordo com as políticas e necessidades da empresa se relaciona com toda área de compras dentro da empresa.
Formações Relacionadas
- Graduação em Administração
- Economia
- Pós
- graduação